Métodos de Alfabetização
Reflexão
Métodos de Alfabetização

O que é Método?
Segundo Tuller, 2002, p. 86, na Grécia antiga methodos significava "caminho para chegar a um fim". Com o passar do tempo essa significação generalizou-se e o termo passou a ser empregado também para expressar outras coisas, como "maneira de agir", "tratado elementar", processo de ensino". Atualmente, muitos teóricos concordam que método é um conjunto de etapas, ordenadamente dispostas, a serem vencidas na investigação da verdade, no estudo de uma ciência ou para alcançar um fim desejado.
É interessante que, nas discussões contemporâneas sobre educação e alfabetização a questão quanto ao tema método é muito discutida. Contudo, segundo Magda Soares em seu célebre livro: "Alfabetização", A questão dos métodos, aponta que o trabalho de alfabetização não envolve somente e exclusivamente métodos, e sim vários fatores como: fatores sociais, culturais, econômicos e políticos, bem como outros campos da ciência. Neste mesmo livro, 2018, p. 330, ela define o conceito de método de alfabetização da seguinte forma: "um conjunto de procedimentos que, fundamentados em teorias e princípios, orientam a aprendizagem inicial da leitura e da escrita, no que se refere à faceta linguística dessa aprendizagem. Contudo, essas teorias e princípios são situados nos campos da psicologia cognitiva e ciências linguísticas. E como resultado de sua pesquisa, Magda conclui que seria melhor dar um sentido oposto, ao invés de métodos de alfabetização para Alfabetizar com métodos. Ela acrescenta, orientar a criança por meio de procedimentos que, fundamentados em teorias e princípios, estimulem e orientem as operações cognitivas e linguísticas que progressivamente a conduzam a uma aprendizagem bem-sucedida da leitura e da escrita em uma ortografia alfabética.
A importância de refletirmos sobre alfabetizar com métodos atualmente, é de extrema necessidade, uma vez que, segundo o jornal a Gazeta do Povo, hoje no Brasil temos uma taxa de 11,3 milhões de pessoas com mais de 15 anos analfabetas. Para agravar mais ainda a situação o mesmo jornal aponta para 30% dos brasileiros de 15 a 64 anos como analfabetos funcionais, ou seja pessoas que sabem ler e escrever, mas são incapazes de entender ou interpretar um texto que acabou de ler. Que você que é professor (a), possa estar atento a importância do seu trabalho, sabemos a grande dificuldade que esses profissionais enfrentam, porém lhe peço não desistam.
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