Este blog tem como objetivo trazer reflexões bíblicas, filosóficas e educacionais que estimule a fé o pensamento critico e o respeito pela vida.

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A maravilhosa disposição e harmonia do universo só pode ter tido origem segundo o plano de um Ser que tudo sabe e tudo pode. Isso fica sendo a minha última e mais elevada descoberta. Issac Newton. No princípio criou Deus os céus e a terra. Gn. 1.1
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A vida espiritual e o caráter do missionário



A vida espiritual e o caráter do missionário

INTRODUÇÃO

A ligação entre a espiritualidade cristã, como seguimos a Cristo e a missão, como o servimos é um assunto que precisa de frequentes reflexões, especialmente quando o abismo entre a fé e a vida parece crescer. Em nossos dias há um claro desacordo entre o conhecimento adquirido, bíblico e teológico e o cumprimento da missão. Falar de espiritualidade é, sobretudo, referir-se ao Espírito Santo, Senhor que dá a vida e procede do Pai e do Filho, é o Espírito Santo que nos inspira e nos leva à realização de nossos projetos, sugere e torna realidade os nossos sonhos. Ele opera em nosso ser e em nosso caráter para que possamos exercer o chamado, neste caso especifico ao trabalho missionário.

I. Espiritualidade

O homem é um ser espiritual, ele nasce com este elemento no seu ser é por isso que as pessoas sempre estão em busca de uma religiosidade, seja ela cristã ou em outras religiões. A espiritualidade bíblica nada tem a ver com a ascese, também é diferente do misticismo. A real e verdadeira espiritualidade é assimilada da vida divina pelo homem que recebe a Cristo. É importante compreender que a Palavra de Deus não divide o homem em duas partes alma e corpo como alguns afirmam. Pelo contrário, trata o homem como um ser tripartido; espírito, alma e corpo (1 Tes. 5. 23,24). Outras partes da Bíblia fazem a mesma diferenciação entre espírito e alma (Hb. 4.12). Vamos compreender a distinção entre esta tricotomia.

Em Gênesis 2.7 Deus criou o homem, do pó a terra, quando o fôlego de Deus entrou no corpo do homem, se converteu no espírito do homem, mas quando o espírito reagiu com o corpo, se criou a alma. Desta forma podemos deduzir que, o espirito do homem é a consciência que ele tem de Deus, pois, é o sopro de Deus nele, a alma é a consciência da existência humana que se utilizada dos nossos sentidos sensoriais,(olfato, paladar, tato, visão e audição) e o corpo é a substância material, assim o espírito atua sobre a alma, e a alma, por sua vez, se expressa por meio do corpo.

Quando o homem foi criado no Éden estava num estado de inocência, ou seja, não havia o conhecimento do pecado. Com queda o homem foi drasticamente afetado, uma vez que, houve o que chamamos morte espiritual, visto que a comunhão com Deus foi quebrada. O homem continuou a ser, um ser espiritual, mas, se voltou para idolatria foi criando deuses e formas de adoração para que pudesse exercer seu lado espiritual.

Com a vinda do filho de Deus, o homem recebeu novamente a oportunidade de reatar ou se reconciliar com Deus, e novamente receber a verdadeira espiritualidade só que agora com a presença divina no seu ser (1 Co. 6. 19).  A espiritualidade é a face identificadora do cristão verdadeiro. É nela que se percebe a qualidade do testemunho revelado ao mundo, que se norteiam os caminhos da vida transformada, e que se encaminha o salvo para a glória e recompensa eterna. O homem espiritual é aquele que tem conseguido através da operação do Espirito Santo, combinada com sua efetuação correspondente (Fil. 2. 12,13), algum grau de espiritualidade que o separa dos demais homens que podem ser chamados naturais, ou carnais (I Cor. 2. 14; 3.1). Ele tem progredido na sua transformação à imagem de Cristo (Rm. 8.29; II Co.3.18).

            A nossa real e verdadeira espiritualidade tem inicio quando somos iluminados pelo Espírito Santo na compreensão do Evangelho (Ef. 1. 13,18), a partir daí recebemos de Deus todos os privilégios concedidos pela graça, fé, arrependimento, conversão, justificação, adoção, regeneração, santificação e por fim virá a glorificação. Podemos perceber que todos esses elementos formam todo o processo da nossa salvação. Talvez você possa estar pensando o que tem tudo isso haver com a chamada missionária, tem tudo haver, não somente com a chamada, mas, também com o caráter que é produzido na vida dos escolhidos por Deus, porque ninguém que não tenha passado por esses estágios pode  receber um verdadeiro chamado de Deus para realizar a obra missionária. A chamada de Deus para o ministério seja ele em que área for terá como base a nossa experiência com Deus, ou seja, a transformação efetuada pelo Espírito Santo e a vida de comunhão e santidade diante de Deus.

A espiritualidade e a formação espiritual são questões que envolvem a vida como um todo. Para o ser humano, uma “vida espiritual” consiste no conjunto de atividades em que, o nascido espiritualmente pela iniciativa de Deus e por intermédio da Palavra, (Jo. 3. 5 – 6), o indivíduo interage de forma cooperativa com Deus e com a ordem (“reino”) espiritual derivada da personalidade e das ações de Deus. O resultado é toda uma qualidade nova de existência humana (regeneração) com poderes novos correspondentes. Uma pessoa é “um ser espiritual” à medida que sua vida é integrada de fato no reino ou no governo de Deus e dominada por ele. Vejamos algumas características que precisam ser encontradas no homem espiritual.

1.      1 Características da Espiritualidade:

Uma espiritualidade marcada por um forte ensino (At. 2.42)
A pouca ênfase dada ao ensino em determinadas igrejas tem feito surgir missionários que se caracteriza principalmente pelo culto “show”: a música vazia de significados, o milagre como mercadoria, Jesus como uma espécie de mágico. A consequência desta proposta é que os futuros membros terminam caindo numa vida legalista, com ênfase nos costumes, em detrimento das questões pertinentes à vida cristã. Problemas de família, comportamento ético, relacionamento e influência da Igreja na sociedade, a vida de comunhão com os irmãos. Não existe espiritualidade missionária sem um forte ensino e compreensão da Palavra de Deus.
Uma espiritualidade marcada por uma atitude comunitária
Primeiro: o fato de aqueles primeiros cristãos estarem impactados pelo Espírito Santo levava-os à busca uns dos outros. Viviam em comunhão fraterna. Segundo: essa espiritualidade impedia que houvesse entre eles “necessitados”. Tornaram-se capazes de dividir a riqueza e a pobreza. Socializaram a vida e os bens (At. 2.44,45; 4.34,35). A espiritualidade cristã implica em dividir.
Uma espiritualidade marcada por uma forte atitude de oração
As orações eram uma prática diária daqueles irmãos (At. 2.42). E as orações tinham conteúdo missionário (At. 4.29); buscavam os milagres (v.30); tinham consequências sobrenaturais, e geravam segurança quanto à missão (v.31).
2.2 Consequências da espiritualidade:
Uma espiritualidade marcada fortemente pelo ensino, comunhão e oração gerou uma Igreja com características missionárias ímpares:
Era uma Igreja que conquistava a simpatia do povo
Era uma igreja alegre, em consequência dos milagres, prodígios e sinais (At. 2.43), da comunhão fraterna (At. 2.46), das atitudes de louvor informal (At. 2.47; 3:8-9). Por estas razões, era uma Igreja bem recebida por todos (At. 2.47).
Era uma Igreja comprometida com a verdade
Tomamos aqui a palavra "verdade" como sinônimo de atitude transparente diante de Deus e dos homens, como ocorreu no caso de Ananias e Safira (At. 5:1-11). Esta questão de transparência na igreja tem sido extremamente negligenciada por nossas igrejas, mas à luz deste texto, é inviável pensar-se numa espiritualidade que não desemboque numa atitude honesta, transparente com Deus e com os homens.
Era uma igreja organizada (At. 6:1-7)
A explicação para se organizar a Igreja estão no verso 1º do cap. 6 de Atos, mas a explicação para o crescimento numérico está no resultado das múltiplas ações do Espírito Santo na vida da Igreja:
*Reação à pregação da Palavra (At. 2.42)
*Reação ao estilo de vida da Igreja (At.  2.47)
*Reação às ações sobrenaturais do Espírito Santo (At. 5.12-15)
A espiritualidade leva a Igreja ao crescimento numérico. E o fato da Igreja se organizar é mais um dos fatores que contribui para o crescimento numérico (At. 6.7)
Era uma Igreja disposta a romper com os preconceitos
*1º preconceito rompido: sofrer perseguições sem revidar (At. 7.55-60 e At. 9. 26-30)
*2º preconceito rompido: ir além da fronteira religiosa e geográfica (At. 8:4-8)
*3º preconceito rompido: capaz de romper com sua própria cultura (At. 10.30 e At. 11.18).
Espiritualidade missionária e a missão da Igreja
A esta altura da história da Igreja, em Atos, podemos afirmar que ela estava preparada, amadurecida para dar voos mais amplos, alcançar outros povos, costumes, nações, etc. Foi o que aconteceu a partir de Atos 13.
Parece-nos que a espiritualidade missionária, do ponto de vista bíblico, vai além da ação templocêntrica e religiosa, festiva, hipócrita. Significa mais uma prática de vida cristã pessoal, comunitária e social. É consequência da ação do Espírito Santo na vida das pessoas e da Igreja.

2. O que é Caráter:

Caráter é um conjunto de características e traços relativos à maneira de agir e de reagir de um indivíduo ou de um grupo. É um feitio moral. É a firmeza e coerência de atitudes. O conjunto das qualidades e defeitos de uma pessoa é que vão determinar a sua conduta e a sua moralidade, o seu caráter. Os seus valores e firmeza moral definem a coerência das suas ações, do seu procedimento e comportamento. Uma pessoa conhecida como "sem caráter" ou "mau caráter", geralmente é qualificada como desonesta, pois não apresenta firmeza de princípios ou de moral. Por outro lado, uma pessoa "de caráter" é alguém com formação moral sólida e incontestável.
            Quando Falamos de caráter logo pensamos nas atitudes morais de uma pessoa, todos nós sabemos que para ter um comportamento moral adequado não precisamos necessariamente ser cristãos, pois, essa qualidade moral foi adquirida já no Éden, “Mas da árvore da ciência do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás” (Gn. 2. 17). Como observamos no inicio desta apostila, o pecado degenerou essa consciência moral pervertendo ao homem, que caído esta no pecado. Quando falamos em caráter missionário estamos nos referindo a pessoas que, primeiro foram salvas tiveram a experiência do novo nascimento, foram batizada nas águas declarando ao mundo que não pertencem mais ao sistema mundano de viver, receberam o revestimento do Espírito Santo e foram aperfeiçoadas no ensino da Palavra de Deus e agora receberam a chamada para o ministério de missões.
            Portanto, esta pessoa precisa apresentar certas qualidades importantes que vão confirmar sua chamada e comprovar que estão aptas para o trabalho missionário, uma vez que, precisam compreender que vão entrar num campo de batalhas, ou seja, vão invadir a casa do valente e tomar-lhe os bens, as almas e transportá-las para o reino do Filho de Deus.

2.1 Qualidades essenciais ao missionário

A. Uma chamada pessoal definida At. 13. 1 – 4;
B. Visão espiritual para a obra.
1. Deve-se ter propósito firme e função dinâmica;
2. Pessoas de relações sensitivas e mentes abertas;
3. Pessoas de igreja, do autoconceito de sua missão na terra;
5. Pessoas a par do tempo, ou seja, conhecedora e atualizada dos tempos em todos os sentidos;
6. Pessoas de mentalidade de servo;
7. Pessoas de ação em vez de ambição e posição.

2.2 As qualidades indispensáveis para o missionário (a)

1. Enraizado em Cristo com uma profunda experiência pessoal;
2. Firme e ancorado na Palavra de Deus, com doutrina sã;
3. Cheio do Espírito Santo;
4. Bem ajustado e ligado com a igreja e seu trabalho;
5. Boa saúde física e mental;
6. Estabilidade emocional;
7. Atitude amadurecida;
8. Controle dos sentimentos, tais como, preconceitos sociais, raciais etc.
9. Auto Controle;
10. Conduta sexual irrepreensível;
11. Interesse ativo na humanidade e seus problemas;
12. Compreensão e paciência;
13. Habilidade de comunicar-se
14. Personalidade otimista.
            Existe ainda uma qualidade que requer de nós uma atenção especial, esta qualidade é indispensável e precisa estar enraizada em nosso caráter, principalmente se a igreja de Jesus deseja realizar o ide, ou seja, a grande comissão. No Evangelho segundo escreveu Mateus no capitulo 9 e verso 36, a Palavra do Senhor nos revela o motivo pelo qual Jesus era impulsionado a realizar a obra de Deus diz o verso: “E, vendo a multidão, teve grande compaixão deles, porque andavam desgarrados e errantes, como ovelhas que não tem pastor”. O amor que Jesus sentia pelas almas, o seu sentimento de empatia o levaram a cumprir sua missão de morrer na cruz e prol do homem pecador. Este amor é a qualidade de um caráter transformado e é também a prova de ser um discípulo de Jesus, “Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros” Jo. 13. 35. ARC.
Podemos perceber que, esta é também a qualidade que testifica que o Espírito Santo opera em nós “E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nosso coração pelo Espírito Santo que nos foi dado” Rm. 5. 5. ARC. O apostolo Paulo, sabendo da importância dessa qualidade na vida cristã nos afirma que não adianta nada, falar em outras línguas, ter dons espirituais, distribuir dinheiro aos pobres e até mesmo ser queimado vivo, se não houver amor em nossas vidas para nada servirá (1 Co. 13. 1 – 8). O caráter missionário é baseado nas atitudes de amor que os salvos passam a ter pelas almas perdidas, essa compaixão é que nos faz renunciar até a nossa própria vida em prol de outros. Missões não é status, missões não é posição, missões não é popularidade, missão é; crentes que receberam o amor de Deus tiveram seus pecados perdoados e agora impulsionados por este amor de Deus (Jo. 3. 16), decidem dedicar as suas vidas para levar almas o conhecimento de Deus, seu plano redentor e o meio pelo qual se pode chegar aos céus, Jesus (Jo. 14. 6), aqueles que estão sem esperança.

Conclusão

            O tema proposto neste pequeno trabalho é empolgante, profundo e fascinante e necessita de muitas reflexões diárias. No atual momento da história da humanidade e igreja, precisamos vivenciar uma espiritualidade ativa, além-templo uma espiritualidade distinta da suposta espiritualidade oferecida pelo mercado do sagrado. A verdadeira espiritualidade não é aquela que aceita tudo e todos, mas, sim aquela que é vivenciada no caráter transformado a imagem e semelhança de Cristo. A espiritualidade está intrínseca no caráter daqueles em que o Espírito Santo habita, que Deus nos abençoe e que possamos alcançar a estatura de crentes consagrados e compromissados com o Senhor, com a igreja e sua obra, anunciando as boas novas. Amém!

Este artigo foi elaborado por Ev. Marcos Moraes de Paula.


BIBLIOGRAFIA

ALMEIDA. João Ferreira de. Bíblia Sagrada. Ed. Revista e Corrigida – São Paulo. SBB 1994.

ANDRADE, Claudionor de. Dicionário Teológico. Rio de Janeiro. CPAD 1998.

LOPES, Hernandes Dias. As Faces da Espiritualidade. São Paulo. Ed. Candeia 2000.

KAIRÓS, Preparando missionários para o século XXI. Ed. Kairós 1998.

NEE, Watchman. O Homem Espiritual.  Belo Horizonte. Ed. Betânia 2001.


REFERÊNCIAS


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