Este blog tem como objetivo trazer reflexões bíblicas, filosóficas e educacionais que estimule a fé o pensamento critico e o respeito pela vida.

Inscreva - se

Quem sou eu

Minha foto
A maravilhosa disposição e harmonia do universo só pode ter tido origem segundo o plano de um Ser que tudo sabe e tudo pode. Isso fica sendo a minha última e mais elevada descoberta. Issac Newton. No princípio criou Deus os céus e a terra. Gn. 1.1
Marcos M. de Paula. Tecnologia do Blogger.
Powered By Blogger

2. 4 Avivamento e seus elementos


 2. 4 Avivamento e seus elementos

          Neste tópico vamos trabalhar a questão dos elementos que envolvem um avivamento. É interessante lembrar que Deus em sua palavra nos fala que nos últimos dias, antes da volta de Cristo ele derramaria sobre todos o seu espírito, diz o texto sagrado: “E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão e os vossos jovens terão visões e os vossos velhos terão sonhos” (At. 2. 17) ARC, essa promessa citada no primeiro discurso do apóstolo Pedro no dia de Pentecostes, promessa em que o profeta Joel havia profetizado aproximadamente 830 a.C., é aceita como tendo início no dia de Pentecostes, contudo, por não ser completa faltando alguns elementos como, “sinais e prodígios no céu, e na terra...” alguns estudiosos entendem que ela terá seu cumprimento pleno e total nos fins dos tempos.

Desta forma, se estes estudiosos estiveram certos, ainda haverá um derramar do Espírito de Deus pleno no final dos tempos, na vida de muitos cristãos a pergunta é: quais serão os elementos que poderão e devem ser vistos que apontem para essa realidade? Um avivamento precisa trazer vida aqueles que já estão quase mortos espiritualmente ou até mesmo se perderam na caminhada, bem como a unção que estava sobre sua vida. Vamos destacar aqui alguns elementos elencados por Antonio Gilberto na bíblia que leva seu comentário, no início desse estudo já citamos alguma coisa agora vamos ver na integra, como este servo de Deus tratou de forma brilhante este tema no texto de Habacuque capítulo 1.

Primeiramente ele trata do ambiente em que se encontrava Judá:“ O profeta Habacuque escreveu o seu livro pouco antes do seu povo ser subjugado pelos babilônios e levado em cativeiro. O povo de Israel vivia então em grande declínio espiritual, conforme evidente em passagens como (Hc 1.2-5). ” Vejamos os elementos que o autor destaca:

1.Oração profunda (v.1). Todos devem orar, e muito, por um avivamento poderoso, glorioso e soberano. Todos os avivamentos da Bíblia e da história da igreja foram marcados e conservados na atmosfera da oração, jejum, arrependimento, confissão espontânea, quebrantamento de espírito, humilhação diante de Deus e santidade. Há crentes que até oram bem quando em grupo; porém sozinhos, não. Primeiro elemento fundamental é intensificar também a nossa oração intercessora pessoal pela obra de Deus, como fez Habacuque.

2.A Palavra de Deus (v.2). A Palavra de Deus abundante, fluente, poderosa, revigorante e renovadora é o grande agente divino para o avivamento. Hoje a Palavra saiu dos púlpitos da maioria das igrejas, e foi substituída ardilosamente por festas, shows gospel e outras apresentações que não passam de "sacrifícios de tolos".

3.Louvor no Espírito (v.3). Habacuque foi certamente um músico levita. Em 3.19, faz alusão a "meus instrumentos de música”. Ele era um crente-músico, que dependia primeiro da fé em Deus (2.4); e não primeiramente um músico-crente, que dependesse primeiro da música. Quando teremos outra vez profetas de música realmente sacra, bíblica e espiritual?

 4.Temor de Deus (v.2). Sem uma renovação espiritual constante, o crente perde, aos poucos, o repúdio ao pecado, a sensibilidade para com as coisas santas e o temor a Deus. Isso afeta seriamente seus valores espirituais, principalmente a santidade de vida e a retidão no viver cotidiano.

5. Renovação espiritual. Que é avivar espiritualmente? E uma operação soberana, irresistível e sobrenatural do Espírito Santo na Igreja para trazê-la de volta ao real cristianismo bíblico como retratado no livro padrão da Igreja - Atos dos Apóstolos. Ao avivar e reavivar a sua Igreja, Ele salva os crentes inconversos, liberta os carnais, opera prodígios, levanta os caídos. E mais: multidões são batizadas com o Espírito Santo, os crentes buscam a santificação, os perdidos clamam pela salvação em Cristo Jesus (como nos avivamentos de Mt 3.1-5; At 16.30), prevalecendo sempre o espírito de unidade de alma entre os crentes e não apenas união externa, egoísta e efêmera. (Ver Jo 6.66-67).

 

0 comentários:

Postar um comentário

Todos os comentários são bem vindos, porém espera-se que o respeito seja a base fundante dos relacionamentos sociais.