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A maravilhosa disposição e harmonia do universo só pode ter tido origem segundo o plano de um Ser que tudo sabe e tudo pode. Isso fica sendo a minha última e mais elevada descoberta. Issac Newton. No princípio criou Deus os céus e a terra. Gn. 1.1
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Filosofia e Teologia - Heidegger



Contribuições de Heidegger para ao diálogo entre Filosofia e Teologia

Heidegger trata o relacionamento entre filosofia e teologia como duas ciências, que parte de pressupostos fenomenológicos, correlacionados com o ser. Não apenas como fatos e sim na construção de essências possíveis de um modo de ser. Heidegger considera a teologia como uma ciência ôntica e a filosofia como ciência ontológica. Teologia para ele é positiva diferenciada da filosofia entendida como o sentido do ser, porém tanto uma como a outra, tratam dos aspectos da vida humana e o mundo.
Teologia e filosofia são visões de mundo, que encerram e anunciam concepções e interpretações do mundo e da vida. A filosofia seria baseada na razão e no saber, teologia, na revelação e na fé. Não se trata de uma abordagem factual, ou seja, não se trata de fazer uma comparação da situação das duas ciências. Heidegger procura construir uma abordagem que reúne o ideal (entes ideais) de ambas as ciências, enfatizando, fenomenologicamente vida, mundo e religião,
            Heidegger entende filosofia e teologia como uma questão do próprio ser, o que ele nomeou como Dasein (ser-ai), este ser que é caracterizado como ente que compreende o sentido de ser. Seu método está fundamentado na pressuposição da facticidade do ser-aí da fenomenologia hermenêutica. Hermenêutica como procedimento segundo o qual a fenomenologia e a ontologia tratam de questões que envolvem o ser, a facticidade do homem (ser – ai) no seu viver fático.

REFERÊNCIAS
Heidegger: da filosofia fenomenológica à fenomenologia da religião, de Renato Kirchner Arquivo
Pensamento e Experiência Religiosa: Contribuições do Jovem Heidegger para a Mística Apofática, de José Carlos Michelazzo Arquivo
Fenomenologia da vida religiosa: história e método na interpretação das epístolas paulinas do jovem Heidegger, de Arthur Grupillo Arquivo
Faticidade e historicidade: a proto-religiosidade cristã como chave interpretativa da experiência fática da vida, de Jairo Ferrandin.

Marcos Moraes de Paula

Um comentário:

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