Este blog tem como objetivo trazer reflexões bíblicas, filosóficas e educacionais que estimule a fé o pensamento critico e o respeito pela vida.

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A maravilhosa disposição e harmonia do universo só pode ter tido origem segundo o plano de um Ser que tudo sabe e tudo pode. Isso fica sendo a minha última e mais elevada descoberta. Issac Newton. No princípio criou Deus os céus e a terra. Gn. 1.1
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ÉTICA NA CONSTRUÇÃO DA REALIDADE



ÉTICA NA CONSTRUÇÃO DA REALIDADE

INTRODUÇÃO

Falta de ética é atualmente uma reclamação comum. A ética reflete-se em condutas e normas resultantes do exercício da razão, da crítica e está vinculada a três pré-requisitos: consciência, autonomia e coerência. O conceito de ética supera, portanto, a ideia de um conjunto de normas, pressupondo reflexão e decisão, devendo ser compreendido contextualmente, porque também está sujeito às transformações da sociedade e da relação do homem com o seu ambiente. 
A “priori” encaramos a ética como algo de bom, justo, correto, virtude, boa conduta enfim adjetivos de bons tratos, porém não podemos definir ética com uma visão superficial, temos que ir além, no profundo de cada esfera social, pois aí habita um costume, ou seja, há uma diferenciação de uma sociedade para outra, em razão dos costumes, dos hábitos. Portanto o que é ética para uma sociedade, pode ser uma visão antagônica para a outra. 
Percebemos então o espaço em que há na ética, uma lacuna que só poderá ser completada por um grupo social de comportamento homogêneo. Por essa razão a ética tem que ser analisada de um prisma mais contundente, analisando caso a caso, conforme a história de vida de uma sociedade, ou seja, em relação ao padrão moral de vida e comportamento, obtendo um discernimento do que é bom para com o mau, do justo com o injusto, do que é certo do errado. 
Enfim analisar o valor humano, agindo com modulação e dosagem do comportamento humano (ação humana), assim poderá desvendar o que é a ética, porém para aquele grupo especifico. A igreja possui também sua própria ética que faz parte da vivencia cristã do relacionamento que temos com Deus e com o próximo.

ÉTICA COMO CONSTRUÇÃO DA REALIDADE

ética, a moral e todos os valores de um cristão, se integram e passam a fazer parte de sua cultura e de sua consciência, penetrando na construção de uma nova realidade voltados para o bem da sua família, da igreja e consequentemente da sociedade. A ética fundamentalmente cumpre a função de orientar está construção, para que não se desvie dos verdadeiros objetivos estabelecidos, onde o ser humano e os demais tipos de vida sejam respeitados.
Além disso, para a construção de uma nova realidade que vise ao bem coletivo (família, igreja e sociedade) é necessário que haja uma postura moral límpida e coerente com os valores éticos, estabelecidos na Palavra de Deus, uma vez que para o cristão a construção de sua realidade parte do pressuposto de que encontramos nas Sagradas Escrituras o padrão ético verdadeiro e amplamente correto. Isto se dá pelo fato de que cremos que a Bíblia é a infalível Palavra de Deus, mesmo que Deus para revelá-la tenha se utilizado da instrumentalidade de Homens.
A fonte da ética cristã é o caráter de Deus, pois o homem é imagem e semelhança do seu Criador. A conduta moral dos filhos de Deus nos seus relacionamentos reproduz os atributos morais de Deus: A justiça, o amor, a bondade, a verdade, a pureza (ausência de qualquer contaminação moral). Para os cristãos evangélicos, Jesus Cristo é a encarnação perfeita do mais perfeito conceito de ética, que ele revelou em todo o seu ministério, cujo ápice está na cruz do Gólgota. Em Filipenses 2.14,15, Paulo demonstra entender essa verdade.

Então surge uma pergunta: Como construir uma realidade ética que possa influenciar minha família, igreja e sociedade? 

Na vida secular, a filosofia existencial diz que o homem não está completo, sendo assim, portanto, o ser humano está sempre em vias de construção de sua realidade. Podemos harmonizar essa ideia com a ideia da construção do relacionamento do crente com Deus e com o meio que o cerca, uma vez que na nova vida com Cristo (c.f. 1 Co. 5.17) nossa natureza é totalmente transformada pelo poder do Espirito Santo e pela Palavra de Deus.
Um dos primeiros sermões que Jesus pronunciou foi o conhecido sermão do monte, Mateus 5 – 7, nestes capítulos Jesus apresenta o verdadeiro caráter daqueles que almejam o reino do céu, porém para se alcançar este reino é necessário produzir um caráter ético agora, ou seja é construir uma realidade ética no presente que terá como resultado a vida eterna.
O alvo da igreja é o reino dos céus, contudo as Escrituras nos ensinam que este reino é tomado a força (Mat. 11.12).  Ao reino dos céus “se faz violência”. A expressão é uma metáfora de uma cidade ou um castelo envolvido em uma guerra e que não podem ser conquistados de modo algum, exceto se forem tomados de assalto. De modo semelhante, o reino dos céus não será tomado sem violência — “pela força se apoderam dele”.
A terra será herdada pelos mansos (Mat. 5.5); o céu, pelos que batalham. A vida cristã é semelhante à vida militar. Cristo é nosso Capitão; o evangelho, nossa bandeira; as graças do Espírito, nossa artilharia espiritual. E o céu somente pode ser conquistado por meio da força.
Essa afirmativa tem dois aspectos: 1. O combate – “se faz violência”; 2. A conquista – “pela força se apoderam dele”. A maneira correta de apoderar-se do céu é tomá-lo de assalto; ou seja, ninguém vai ao céu, exceto os que batalham por ele. E de que forma se batalha para se alcançar o céu?
Somente mediante uma vida transformada, ou seja, uma vida santificada, dedicada a Deus (c.f. Heb. 12.14), poderá conquistar uma realidade ética possível de ganhar o céu a força e ainda contribuir para o enriquecimento do reino dos céus e, é neste momento que precisamos refletir nos ensinos do Senhor Jesus contidos no sermão do monte. Em todo o Novo Testamento, observamos que a maioria das orientações de Jesus e dos apóstolos está relacionada a uma mudança de caráter e de atitudes, o homem velho deixa de ter primazia e o homem novo (c.f. Ef. 4. 23,24) passa a ter o controle, uma vez que esse novo homem é dominado pelo Espírito Santo que habita em nós (c.f. 1 Co. 6. 19).    
O Sermão do Monte é provavelmente a parte mais conhecida dos ensinamentos de Jesus, embora se possa argumentar que seja a menos compreendida e, certamente, a menos obedecida. De tudo o que ele disse, essas suas palavras são as que mais se aproximam de um manifesto, pois descrevem o que ele desejava que os seus seguidores fossem e fizessem.
O tema essencial de toda a Bíblia, desde o começo até o fim, é que o propósito histórico de Deus é chamar um povo para si mesmo; que este povo é um povo "santo", separado do mundo para lhe pertencer e obedecer; e que a sua vocação é permanecer fiel à sua identidade, isto é, ser "santo" ou "diferente" em todo o seu pensamento e em todo o seu comportamento e principalmente em sua vida ética.
A realidade do povo judeu no período do Novo Testamento era de uma ignorância muito grande acerca dos propósitos reais de Deus, os judeus, escribas, fariseus e sacerdotes faziam uma interpretação das Escrituras, porém suas ações eram totalmente contrarias aos ensinamentos bíblicos, havia muita hipocrisia se fundamentavam nas leis, mas não a praticavam com uma consciência de fraternidade e amor como revelava os principais mandamentos (c.f. Mat. 22. 34-40) e sim a partir de exclusões. Jesus ao perceber o fato procura dar uma nova dimensão para a lei e revelar os verdadeiros propósitos do reino de Deus. Então entra em cena o sermão do monte.
O que podemos tirar de padrão ético no sermão do monte em que podemos produzir uma realidade ética? Vamos destacar apenas três aspectos:
Podemos construir uma realidade ética a partir:
1º Da prática da justiça cap. 5. 17 – 42
2º Da prática do amor cap. 5. 43 - 48
3º Da prática do bem cap. 6. 1-4  
4º De uma vida prudente cap. 7. 24 – 29

Conclusão
            Refletir quanto ao posicionamento ético é um grande desafio, uma vez que, são tantos os caminhos apresentados, porém como observamos, na vida cristã o padrão ético está intimamente relacionado ao caráter de Deus, visto ser o homem sua imagem e semelhança. Contudo, sabemos que o pecado degenerou está imagem, porém mesmo assim Deus não deixou de se manifestar ao homem apresentando-lhe, através da palavra encarnada (Jesus) e a palavra escrita (Bíblia) o padrão correto de vida ética para qualquer tempo e cultura. Se quisermos, construir uma realidade ética, precisamos vivenciar uma praxe que seja realmente condizente com a fé que professamos ter em Deus, em Cristo no Espírito Santo e na Palavra de Deus. A Deus seja toda Glória.

Marcos Moraes de Paula     



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